dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     28/04/2024            
 
 
    
 
 
Já faz alguns anos que dois acontecimentos são freqüente na agricultura brasileira. O primeiro é o deslumbramento tecnológico em função das novidades e inovações. O segundo é o amargo sabor das perdas de patrimônio e saída repentina do mercado por um enorme contingente de agricultores.
 
A tecnologia, sem dúvida, traz prosperidade e moderniza sistemas de produção agrícola, o poder transformador da tecnologia faz com que avançamos sobre diferentes ecossistemas e amplia a capacidade humana de produzir alimentos em diferentes ambientes. As empresas, principalmente as multinacionais, garantem que a magia tecnológica vai naturalmente chegar em todos os cantos do pais atingindo desde os sistemas familiares mais simplificados até os grandes sistemas caracterizados pelo agronegócio de exportação.
 
A "quebra financeira" de agricultores é uma constante. Qual é a pessoa ou a cidade que não viu esse drama? O agricultor começa a capitalizar, para de poupar, passa a investir mais, amplia suas terras, aumenta e moderniza a frota de máquinas, embeleza a propriedade com enormes barracões e residências deslumbrantes, pouco tempo depois vem a notícia: o fulano "quebrou". Esses agricultores sofrem de um mal que os economistas chamam de "síndrome do castelinho de areia". O alto nível de investimento e o crescimento rápido abalam as estruturas, fragilizam a gestão imatura levando a empresa ao caos.
 
Parece que grande parte dos agricultores e técnicos acreditam que o primeiro acontecimento não tem nada a ver com o segundo, discutem ou fazem opção por uma determinada tecnologia acreditando ter a segurança de que a gestão está a altura da adoção. Assim observamos que boa parte das propriedades agrícolas que atingem altas produtividades tem a rentabilidade diminuída. É comum no Brasil o aumento de produção comprometer a rentabilidade da lavoura. Em um mercado cruel como o de commodities é comprometer a competitividade do negócio, uma oscilação de mercado deixa a empresa mais vulnerável e coloca o agricultor no precipício.
 
Para alguns estúpidos não há escolha: "usar tecnologia de ponta ou morrer". Não é bem assim, o agricultor brasileiro pode se livrar dos extremos, precisa experimentar novas táticas de sobrevivência. Priorizar a rentabilidade é uma velha regra que pode ser transformada em um seguro e moderno "modelo de gestão".
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Gestão
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada